0
Seu carrinho

O que são Cosméticos Veganos?

Cosméticos veganos são produtos que em sua fórmula e produção não utilizam matérias primas de origem animal nem compram de empresas que destroem o planeta Terra.

Há várias categorias de cosméticos: industrializados, naturais, ecológicos, sustentáveis, verdes, biodegráveis, veganos e artesanais. Cada uma delas tem especificidades diferentes. Veja algumas diferenças na tabela abaixo.

Os cosméticos industrializados que em geral encontramos nas prateleiras das lojas são produzidos com produtos químicos (feitos em laboratório) e que não respeitam padrões ecológicos ou sustentáveis por mais que a marca aponte para isso. Um exemplo é a Natura, que de natural só tem o nome!

Os cosméticos veganos podem ou não ser naturais, mas necessariamente são sustentáveis. Eles utilizam em suas fórmulas matérias-primas de origem somente vegetal, por exemplo óleos, extratos, manteigas, vitaminas, chás proveniente das plantas e ervas, ou seja não possui nada de origem animal. Os produtos veganos também respeitam a certificação ecológica ou de produto vegano, para garantir que a produção das matérias-primas não destruam, nem poluam o meio ambiente em que vivemos.

Essas duas características são muito importantes nos cosméticos veganos. Portanto, nem todo mundo que auto-intitula de vegano é realmente vegano.

Outros tipos de cosméticos são os orgânicos ou verdes. Estes necessariamente utilizam matérias-primas que não usam agrotóxicos nem modificação de DNA em sua produção.

O próximo passo do Banho de Darshan é se tornar além de vegano, natural e biodegrável, também orgânico e certificado por instituições capacitadas. Ajude-nos a chegar lá!

Espero que este post tenha esclarecido as categorias de cosméticos para você. E se gostou, compartilhe em suas redes sociais.

Você pode apoiar a causa e proteger o Planeta agora mesmo: Kit Vegano de Higiene Pessoal

Grande abraço.

Em paz.

Param Darshan