0
Seu carrinho

O que é Cosmética Minimalista?

Minimalismo é um movimento pelo consumo consciente, pelo desapego de coisas que não necessitamos e a busca de uma vida mais simples e prazerosa. Neste artigo vou te ensinar a aplicar o minimalismo na cosmética.

Eu sou a Param Darshan criadora do Banho de Darshan e hoje eu gostaria de conversar com você sobre minimalismo na cosmética. Você quer aprender como aplicar e obter ganhos significativos na sua beleza e na sua vida com esse simples princípio?

Minimalismo é um movimento que tem ganhado grande repercussão na atualidade, principalmente após o lançamento de um documentário na NetFlix, intitulado de “Minimalismo”, aliás recomendo muito que você assista.

Esse filme foi responsável por grandes transformações no meu estilo de vida e hoje quero trazer um olhar para como o minimalismo pode ser extremamente benéfico na área da beleza e da cosmética.

Sim homens e mulheres vão se beneficiar muito dessa técnica e obter resultados incríveis no dia-a-dia, economizando tempo e dinheiro e melhorando a sua saúde como um todo! Eu sei que vão me agradecer.

Em linhas gerais, minimalismo é ter consciência do valor e da importância que as coisas tem na nossa vida. A indústria do consumo sempre nos fez crer que ter coisas é sinônimo de felicidade, poder e alegria! Mas será que é mesmo assim?

Será que ter um armário repleto de embalagens plásticas, de grandes marcas e produtos para as mais variadas necessidades de beleza é a solução dos nossos problemas? Quantas viagens você poderia fazer ao invez de gastar com cosméticos caros que tiram seu tempo e seu dinheiro?

Por exemplo: quem tem ou teve uma linha completa de produtos para tratamento dos cabelos: shampoo para limpar, condicionador para amaciar, creme pra modelar, reparador para crescimento, óleo para evitar ressecamento e por aí vai….

Sem contar nos acessórios de finalização: pentes, escovas, secador, chapinha, tudo para ficar linda e maravilhosa como os modelos nas revistas e na televisão.

Já parou para pensar como a indústria do consumo atua? Fazendo você comprar os mais variados produtos, sempre desejando o último lançamento daquela marca, custe o que. Muitas vezes, esses produtos nem bem para a saúde fazem. Mas este é outro assunto.

Deixe-me dar um outro exemplo. Às vezes gastamos um valor muito alto para ter um único produto de efeito mágico. Eu não era impulsiva ao extremo, só um pouquinho…,  e tinha dois produtos específicos para os meus cabelos grisalhos que juntos me custavam de R$ 150 a R$ 200 e eu usei esses produtos por muito tempo. Mas será que eram mesmo tão bons e sem paralelo no mercado?

Depois que eu vi o filme, revi o meu padrão de consumo para reduzir gastos sem perder a qualidade daquilo que eu usava. Troquei o shampoo e o condicionador caros, por um shampoo e um condicionador em barra veganos, que além de me darem os mesmo efeito, eram naturais e não poluíam o meio ambiente, sem falar que custavam 4 vezes menos!

Entendem onde eu quero chegar? Hoje com a internet a informação está a nossa disposição. Há inúmeras informações sobre como as plantas e as ervas que a gente encontra no jardim de casa ou do prédio podem nos ajudar nos mais variados problemas, sem termos que correr às farmácias ou gastar horrores em grandes lojas de cosméticos.

Agora vou te ensinar os 10 passos para aplicar o Minimalismo no seu armário de beleza. Preparados e preparadas?

Você vai precisar de um papel e de uma canela para fazer o exercício:

  • Primeiro reúna tudo o que tem em casa de produtos de beleza e coloque sobre uma mesa, cama ou tapete. Tire uma foto e compartilha aqui nos comentários!
  • Olhe para todas essas coisas e observe a sensação que elas trazem ao seu corpo
  • Pegue uma folha de papel e liste cada item, colocando ao lado o valor que investiu neles. Faça a soma e veja quanto deu.
  • Agora separe os itens por categorias: por exemplo: produtos para cabelo, rosto, maquiagem, cremes, perfumes, higiene pessoal, acessórios, etc… Você pode usar caixas ou simplesmente separar os produtos em espaços delimitados que possa identificar o que é o que.
  • Analise quantos produtos de cada categoria você tem e pergunte-se se realmente precisa de tudo isso. Apenas observe e sinta no seu corpo a sensação que vem. Se quiser pode escrever essa sensação no caderno e compartilhá-la conosco nos comentários.
  • Escolha uma única categoria e analise cada produto que tem ali, um a um, observe a sensação que cada um traz no seu corpo e separe aqueles que mesmo que goste, não são 100% necessários. Faça uma triagem e elimine o que é supérfluo
  • O seu desafio nesse momento é selecionar apenas 1 produto de cada categoria que são indispensáveis e necessários para as suas necessidades
  • Junte todos os produtos que você selecionou e faça uma nova triagem. Tem mais algum produto que não usa com frequência ou precise tanto assim que possa ser descartado? Preste bastante atenção. Está a sua última chance de eliminar o superflo da sua vida. Elimine esses produtos conscientemente se despedindo de cada um deles e os colocando numa caixa que será doada.
  • Agora olhe para o que restou. Faça um pequeno monte. Tire uma foto. Se quiser, compartilhe conosco.
  • Escreva numa folha de papel os itens que sobraram e o seu respectivo valor/custo. Compare com a lista anterior e escreva como se sente. Compartilhe conosco a sua sensação.

Se o passo-a-passo não for suficiente, assista o documentário que a inspiração virá. Se quiserem aplicar o minimalismo em outras áreas da sua vida, vou deixar abaixo uma recomendação de um livro, muito bom e que é um dos meus preferidos.

Espero que tenham gostado dessas dicas e que tenham aprendido a consumir conscientemente, escolhendo bem os produtos que compra e viajando mais com tudo o que vai economizou.

Não se esqueça de doar os itens da caixa que você eliminou. Novamente conte-nos como se sentiu.

Gostou desse post? Compartilhe em suas redes sociais.

Cadastre-se no para ficar por dentro de todas as novidades e dicas aqui do Banho de Darshan.

Abraços e até breve!